Associação Portuguesa de Professores de Educação Física
Base de dados
Seleccione o tipo de documento:
Conheça as regras da nossa base de dados e envie os seus trabalhos.

Artigo de Opinião
A falência da avaliação normativa em Educação Física

O modelo mais comum da avaliação em educação física recorre, a exemplo de outras disciplinas, ao conceito cartesianista de dividir aquilo que nos parece complexo em parcelas mais simples para que, avaliando essas, possamos aceder a informação contida no todo. Depois, à custa de fórmulas matemáticas, como que através de um golpe de mágica, integramos (…ou somamos?) tudo e, maravilha, avaliamos o aluno como um todo. Parece-nos que este conceito está em falência. Por isso, propomos uma abordagem construtivista, que coloca neces (...)

Autor: Pedro Sá

[ Detalhes ]
Inserido em 17-02-2007 e visualizado 494 vezes.


Actividade Física e Desportiva no 1º Ciclo do Ensino Básico

A elaboração do presente documento surge na sequência do Despacho nº 12 591/2006 (2ªsérie), publicado no Diário da República nº 115, de 16 de Junho, o qual enquadra a realização das actividades de enriquecimento curricular para os alunos do 1º CEB, a aplicar no ano lectivo de 2006/2007. As finalidades, os objectivos e as propostas de operacionalização curricular da Actividade Física e Desportiva são indicados como um quadro de referência, para implementar de acordo com a realidade local. O presente documento pretende const (...)

Autor: Albino Maria e Manuel Mendes Nunes

[ Detalhes ]
Inserido em 15-03-2007 e visualizado 427 vezes.


Prática Pedagógica- Quem és tu? Contributos reflexivos para a formação inicial

A Prática Pedagógica/Estágio, assume-se como a disciplina “nobre” do curso de Professores do Ensino Básico - Variante de Educação Física da Escola Superior de Educação de Coimbra, pois é nesta disciplina que os alunos estagiários têm o seu primeiro contacto formal com a realidade do ensino da Educação Física. Deverá ser entendida como um momento único de excelência de aprendizagem, de reflexão e de formação, uma verdadeira introdução às competências profissionais. Por isso, estamos conscientes de que a Prática Pedagógica (...)

Autor: Paula Ruas / Anabel Pereira

[ Detalhes ]
Inserido em 25-03-2005 e visualizado 115 vezes.


Artigos
Diferenciação do ensino em educação física: Relação entre a atitude pré-interactiva e alguns indicadores interactivos.

A diferenciação do ensino é reconhecidamente um princípio de grande importância no processo ensino-aprendizagem. Também no ensino das actividades físicas, a adequação do ensino às capacidades e necessidades dos alunos tem vindo a destacar-se como uma das variáveis, com repercussão positiva no progresso dos alunos.

Autor: Fernando Jorge Veloso da Costa

[ Detalhes ]
Inserido em 15-04-2005 e visualizado 188 vezes.


Impacto do exercício físico de curta duração, no estado de vigília dos alunos púberes, no primeiro bloco de noventa minutos do período da manhã.

O período púbere caracteriza-se por processos transformativos, aos quais estão subjacentes alterações no ciclo de vigília-sono, por via de uma macedónia de factores biológicos e psicossociais. Influenciado por meios exógenos e endógenos, o estado de vigília é sensível ao exercício físico que actua como agente endógeno, o que o aponta como sincronizador dos osciladores biológicos. Deste modo, procurou-se compreender o efeito da aplicação de uma bateria de exercício de curta duração, no estado de vigília sono de estudantes pú (...)

Autor: R. M. S. Coutinho

[ Detalhes ]
Inserido em 19-05-2011 e visualizado 85 vezes.


RELAÇÕES CAUSAIS ENTRE ESTILOS DE ENSINO, PERSPETIVAS DE ENSINO E SUCESSO EDUCATIVO

Resumo: O sucesso educativo produto de uma amálgama de variáveis é função da motivação e satisfação dos docentes e estudantes Rebelo e col. (2009), pelo que o propósito deste estudo se focou na avaliação do impacto no sucesso educativo resultante da adopção de determinadas perspectiva(s) e estilo(s) de ensino pelos docentes da Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos (EBSSM), e na verificação do grau de afinidade entre ambas. Integraram a amostra 74 Docentes sendo 49 do género feminino e 25 do género masculino, com (...)

Autor: C.A.T. Matias* R. M. S. Coutinho

[ Detalhes ]
Inserido em 03-04-2012 e visualizado 64 vezes.


Outros
Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (Referido nos apoios especializados)

A nova publicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que classifica o funcionamento, a saúde e a deficiência do ser humano a nível mundial, põe em causa as ideias tradicionais sobre a saúde e a deficiência. A CIF ( Classificação Internacional do funcionamento, da deficiência e da saúde) foi aceite por 191 países como a nova norma internacional para descrever e avaliar a saúde e a deficiência. Aplicando a CIF, a OMS estima que cada ano se perdem 500 milhões de anos de vida em boa saúde devido às deficiências associad (...)

Autor: Organização Mundial da Saúde

[ Detalhes ]
Inserido em 01-05-2008 e visualizado 90 vezes.


Programas EF
Componente de Formação Sociocultural na Disciplina de Educação Física

A disciplina de Educação Física desempenha hoje, no quadro do sistema educativo português, um papel fundamental no desenvolvimento da criança e do jovem já que se mantém no currículo de todos os alunos ao longo do ensino básico e do ensino secundário. Tal facto acarreta, para todos os intervenientes, responsabilidades acrescidas já que a progressão, consolidação e ampliação dos efeitos desta área curricular não podem permanecer indiferentes a um percurso de continuidade. Existe, sem dúvida, um conjunto de factores que afec (...)

Autor: Direcção-Geral de Formação Vocacional

[ Detalhes ]
Inserido em 15-03-2007 e visualizado 345 vezes.


Currículo Nacional do Ensino Básico – Competencias Especificas Educação Física

A Educação Física, enquanto área curricular, estabelece um quadro de relações com as que com ela partilham os contributos fundamentais para a formação dos alunos ao longo da escolaridade. O essencial do valor pedagógico dessas relações reside nos aspectos particulares da Educação Física, materializado no conjunto de contributos e de riquezas patrimoniais específicas, que não podem ser promovidas por qualquer outra área ou disciplina do currículo escolar. Trata-se, como em muitas outras facetas do desenvolvimento humano, da (...)

Autor: Ministério da Educação

[ Detalhes ]
Inserido em 11-02-2005 e visualizado 545 vezes.


Curso Tecnológico de Desporto - Programa de Organização e Desenvolvimento Desportivo - 10º , 11º e 12º anos

O plano curricular do Curso Tecnológico de Desporto engloba, para além da componente de Formação Geral, comum a todos os cursos, a componente de Formação Científica e a componente de Formação Tecnológica. A componente de Formação Científica é constituída pelas disciplinas de Matemática B e Biologia Humana. A componente de Formação Tecnológica integra as disciplinas de Psicologia A, Organização e Desenvolvimento Desportivo e Práticas Desportivas e Recreativas, e ainda a Área Tecnológica Integrada, no 12º ano, onde estão engl (...)

Autor: Ministério da Educação - Departamento do Ensino Secundário

[ Detalhes ]
Inserido em 12-02-2005 e visualizado 234 vezes.


| 1 | 2 | 3 |
Utilizadores

User 

Pass 

Login automático
Recuperar password
ou mail de activação
Registar
Pesquisa
Links
Área dos Associados
Divulgue!
Inserir Documento
Contacte-nos!
Centro de Formação
Parcerias
ÁREA 71
Mais parcerias »


 

(c) 2017 APPEFis

Entidade acreditada pelo
c
onselho científico-pedagógico da formação contínua
Registo: CCPFC/ENT-AP-0257/08