Associação Portuguesa de Professores de Educação Física
Base de dados
Seleccione o tipo de documento:
Conheça as regras da nossa base de dados e envie os seus trabalhos.

Tese de Licenciatura
Hipertensão e Actividade Física - Estudo comparativo entre rapazes com 8/9 e 12/13 Anos de Idade da Área do Grande Porto

As doenças cardiovasculares são nos dias de hoje a principal causa de morte nos países industrializados, superando em larga escala as outras causas de morte. Sendo uma doença predominantemente das sociedades industrializadas, encontra-se associada os estilos de vida cada vez mais marcados pela aproximação aos factores de risco. Trata-se de um processo lento e silencioso que tem o seu início na infância e que evolui até a idade adulta. Dentro das medidas não medicamentosas a actividade física desempenha aqui um papel preponde (...)

Autor: João Coutinho

[ Detalhes ]
Inserido em 10-01-2005 e visualizado 84 vezes.


Tese de Mestrado
Actividade Física e Práticas de Lazer na Adolescência. Promoção e Manutenção em Função da Natureza da Actividade Física e do Estatuto Sócio-Económico.

O presente estudo pretendeu compreender o mecanismo de influências das características das actividades físicas formais (entendidas como as actividades dirigidas/orientadas por um treinador ou de competição) e das actividades físicas informais (entendidas como as actividades não orientadas por um treinador) na adesão à actividade física, como uma actividade de lazer, durante a adolescência. Tendo sido esta pretensão o leitmotiv da elaboração do presente trabalho, procurou-se, simultaneamente, verificar as diferenças para a ac (...)

Autor: Carlos Fernando Borges de Matos Esculcas

[ Detalhes ]
Inserido em 02-04-2005 e visualizado 90 vezes.


Influência da sobrecarga e das lesões articulares no estado de saúde actual das articulações do joelho e tornozelo, em antigos profissionais de futebol

O propósito deste estudo focou-se na averiguação do grau de correlação entre as lesões que no passado atingiram antigos profissionais de futebol, no decurso da actividade futebolística, e o actual estado saúde das suas articulações do joelho e do tornozelo, no que atém à existência de sintomatologia conotada com a osteoartrose. Integraram a amostra 60 antigos profissonais de futebol com uma média de 48,6 anos de idade. Os dados acerca do número e da intensidade das lesões tidas durante o período de prática profissional, e o (...)

Autor: R. M. S. Coutinho

[ Detalhes ]
Inserido em 19-05-2011 e visualizado 6 vezes.


Liderança Situacional II e a Relação Treinador-Atleta em Diferentes Categorias de Base no Tênis de Mesa Nacional

Este estudo teve como objetivos: (1) identificar a aplicabilidade do modelo da Liderança Situacional® II na relação treinador-atleta no tênis de mesa, e se há indícios de liderança transformacional nos treinadores com base na comparação de seus objetivos pessoais com os de seus atletas; (2) analisar se os antecedentes da liderança, membros do grupo (nível de desempenho, nível de experiência, anos de prática, tempo com o atual treinador e gênero) e do líder (formação do treinador, experiência do treinador e número de títulos (...)

Autor: Luiz Henrique Porto Vilani

[ Detalhes ]
Inserido em 17-02-2007 e visualizado 11 vezes.


Nutrição e Obesidade – estudo comparativo entre adolescentes não–desportistas do sexo feminino obesas e não–obesas quanto aos hábitos nutricionais

Nos dias de hoje, a obesidade na adolescência é, indubitavelmente, um problema de saúde pública e com tendência para agravar. O sedentarismo e o tipo de alimentação são factores preponderantes na prevalência desta doença. Assim, o presente estudo foi delineado no sentido de comparar adolescentes não–desportistas do sexo feminino obesas com não–obesas quanto aos hábitos nutricionais. O estudo envolveu uma amostra de 80 indivíduos, divididos em 40 obesas e 40 não–obesas, com idades compreendidas entre os 14 e 17 anos, cuja pr (...)

Autor: Patrícia Santos

[ Detalhes ]
Inserido em 10-02-2005 e visualizado 107 vezes.


Relação entre os Resultados Obtidos em Testes Específicos para a Avaliação da Força Muscular e a Prestação numa Corrida de 100 metros planos em Atletismo

A força desempenha um papel determinante no treino da velocidade, condicionando a prestação. Nesta perspectiva, os testes para a avaliação dos diferentes níveis de força, pela sua dupla função de diagnóstico/previsão, podem representar uma ferramenta essencial para que o treinador consiga alcançar os objectivos a que se propõe. Assim, este trabalho incidiu essencialmente sobre três vertentes: 1) análise dos diversos níveis de força, durante o período competitivo, de alguns dos velocistas mais representativos do País (força e (...)

Autor: Jorge Tavares

[ Detalhes ]
Inserido em 15-04-2005 e visualizado 68 vezes.


Um olhar reflexivo sobre a Prática Pedagógica/Estágio

O intuito do nosso estudo foi o de averiguar de que forma os alunos estagiários de Educação Física da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), viveram a sua Prática Pedagógica/Estágio, isto é, identificar quais foram as suas expectativas e percepções no decorrer desta experiência única de formação onde a Supervisão Pedagógica desempenhou um papel preponderante no decorrer deste processo. Para isso foram efectuados dois estudos nos quais foram utilizadas metodologias qualitativas e quantitativas. No primeiro, denominad (...)

Autor: Paula Maria da Silva Ruas

[ Detalhes ]
Inserido em 14-03-2005 e visualizado 107 vezes.


Videos
Video de Apresentação do Corfebol

Video de Apresentação do Corfebol

Autor: International Korfball Federation

[ Detalhes ]
Inserido em 10-10-2005 e visualizado 443 vezes.


| 1 | 2 | 3 |
Utilizadores

User 

Pass 

Login automático
Recuperar password
ou mail de activação
Registar
Pesquisa
Links
Área dos Associados
Divulgue!
Inserir Documento
Contacte-nos!
Centro de Formação
Parcerias
Quinta do Engenho
Mais parcerias »


 

(c) 2017 APPEFis

Entidade acreditada pelo
c
onselho científico-pedagógico da formação contínua
Registo: CCPFC/ENT-AP-0257/08