Associação Portuguesa de Professores de Educação Física
Centro de Formação APPEFIS
E-mail:CENTROFORMACAOAPPEFIS@GMAIL.COM

Preâmbulo

Nos termos do regime jurídico da formação contínua dos docentes de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, com a redacção dada pelo Decreto Lei n.º 207/96, de 2 de Novembro, o qual introduziu algumas alterações relativamente ao estabelecido anteriormente (Decreto Lei n.º 249/92, de 9 de Novembro, Lei n.º 60/93, de 20 de Agosto, e Decreto Lei n.º 274/94, de 28 de Outubro), são órgãos de direcção e gestão dos centros de formação das associações profissionais ou científicas, a comissão pedagógica e o director (ponto 3 do artigo 28.º).

A comissão pedagógica deve ainda reger o seu funcionamento de acordo com o regulamento interno por ela própria aprovado, e do qual conste, designadamente, o regime de selecção do director do centro (ponto 1 – alínea i) do artigo 25.º). Pelo exposto, e nos termos da alínea K) do Regulamento Geral Interno (RGI) da APPEFIS é aprovado o presente Regulamento.

Artigo 1.º

Composição da Comissão Pedagógica
A Comissão Pedagógica do C.F.P. da A..P.P.E.F.I.S. – Centro de Formação de Professores da Associação Portuguesa de Professores de Educação Física é constituída pelo Director do Centro, pelo Presidente da APPEFIS ou quem o represente e por um representante de cada Órgão Social.
O Centro de Formação obriga-se com a assinatura do seu Director e do Presidente da Direcção, de acordo com o ponto 4 do artigo 31.º do RGI.

Artigo 2.º

Competências da Comissão Pedagógica
Sem prejuízo das competências atribuídas à Comissão Pedagógica pelo artigo 25.º do Decreto Lei n.º 207/96, de 2 de Novembro, compete-lhe, designadamente:

  • Colaborar na identificação de necessidades de formação;
  • Fomentar o intercâmbio e a colaboração pedagógica e cultural com centros de formação congéneres e das associações de escolas ;
  • Promover a divulgação de iniciativas e/ou de experiências pedagógicas;
  • Colaborar na elaboração do Plano de Actividades do Centro;
  • Colaborar na organização e apoiar a realização das acções de formação;
  • Acompanhar e avaliar o desenvolvimento do plano de actividades;
  • Incrementar e apoiar a constituição e a organização do Centro de Recursos;
  • Criar e fortalecer o espírito e as práticas de uma Comunidade Educativa. 

Artigo 3.º

Funcionamento da Comissão Pedagógica
1. A comissão pedagógica funciona em plenário, reunindo e deliberando, à hora marcada, se estiver presente a maioria dos seus membros, sobre os assuntos constantes da ordem de trabalhos ou sobre outros que venham a ser propostos e sejam aceites por todos os elementos presentes.
2. A comissão pedagógica reúne e delibera, trinta minutos após a hora marcada na convocatória, estando presente pelo menos um terço dos seus membros, mas apenas sobre assuntos explicitamente indicados na ordem de trabalhos.
3. A comissão pedagógica pode criar secções e grupos de trabalho para tratar assuntos específicos.
4. As reuniões plenárias ou por secções são presididas pelo Director do Centro de Formação. Em caso de impedimento deste, a comissão elege um dos seus membros para presidir à sessão.
5. Em cada reunião é designado um secretário. De cada sessão é lavrada acta, a qual, depois de aprovada, é assinada pelo presidente e pelo secretário.
6. A comissão pedagógica reúne, por regra, ordinariamente, duas vezes por ano, para exercer as competências que lhe são atribuídas pela legislação em vigor e pelo presente regulamento e, extraordinariamente, sempre que necessário.
7. As reuniões da comissão pedagógica são convocadas pelo director do centro, por iniciativa própria, ou a solicitação de pelo menos um Terço dos seus membros, e com a antecedência mínima de uma semana.
8. As decisões são tomadas, sempre que possível, por consenso. Quando tal não for possível, proceder-se-á a votação, sendo adoptada a posição apoiada pela maioria simples dos presentes, salvo nos casos em que o presente regulamento explicitamente determine a necessidade de maioria de outra natureza. Em caso de empate, o presidente tem voto de qualidade.

Artigo 4.º

Selecção e Indigitação do Director do Centro de Formação

  • A selecção do Director será efectuada pela Direcção da APPEFIS de entre os seus membros efectivos, com excepção do Presidente da Direcção (cf. Art.º 1 do presente Regulamento)
  • A indigitação do Director do Centro de Formação de Professores será efectuada, nos termos das alíneas i) do Regulamento Geral Interno da APPEFIS, em Assembleia Geral.
  • A selecção referida nos ponto 1 do presente artigo reveste a forma de apreciação curricular de acordo com o perfil julgado adequado à função a desempenhar. A avaliação curricular tem em conta: a) experiência de gestão da formação contínua; b) experiência de gestão escolar; c) formação especializada ou acrescida, em área relevante, obtida em instituições de ensino superior; d) experiência na área da docência; e) formação contínua frequentada; f) investigação pedagógica em área relevante.

Artigo 5.º

Mandato do Director do Centro de Formação
1. De forma a manter o regular funcionamento do Centro de Formação, o Director manterá todas as suas funções até ao dia 31 de Agosto do ano em que se procede ao acto eleitoral.
2. O mandato do Director do Centro de Formação de Professores, nos termos do Art.º 4º, Ponto 1., coincide com a duração (dois anos) do mandato dos Órgãos Sociais eleitos, iniciando as suas funções imediatamente após a cessação das funções do seu antecessor.

Artigo 6.º

Revisão do Regulamento

O presente regulamento pode ser objecto de revisão a qualquer tempo, mediante as seguintes condições:

  • a revisão do regulamento interno deve constar explicitamente da convocatória, sendo as propostas de alteração enviadas em anexo à mesma;
  • as alterações têm de ser aprovadas por maioria de dois terços dos seus membros e submetidas, posteriormente, a aprovação em Assembleia Geral;

Artigo 7.º

Casos omissos
Todos os casos omissos no presente regulamento são analisados e resolvidos pelo plenário da comissão pedagógica.

 

O presente Regulamento foi aprovado em Assembleia Geral Ordinária de 25 de Janeiro de 2006

Utilizadores

User 

Pass 

Login automático
Recuperar password
ou mail de activação
Registar
Pesquisa
Links
Área dos Associados
Divulgue!
Inserir Documento
Contacte-nos!
Centro de Formação
Parcerias
Clinica Corpo e Mente
Mais parcerias »


 

(c) 2017 APPEFis

Entidade acreditada pelo
c
onselho científico-pedagógico da formação contínua
Registo: CCPFC/ENT-AP-0257/08