Associação Portuguesa de Professores de Educação Física
Papa Francisco critica o desporto que se baseia em «atletas mercadoria»
O papa Francisco fez hoje duras críticas ao desporto que se baseia «exclusivamente em critérios económicos para conseguir vitórias a todo o custo».
Durante uma audiência a delegados da Associação dos Comités Olímpicos Europeus, Jorge Bergoglio alertou ainda que esta opção «transforma os atletas em mera mercadoria para se atingir apenas o lucro».

«Os atletas entram num mecanismo que os atropela. Perdem o verdadeiro significado da sua atividade, a alegria pelo jogo que os apaixonou quando crianças e os levou a tantos sacrifícios para serem campeões», afirmou o papa Francisco.

Aproveitando a presença dos representantes dos comités olímpicos europeus, o papa apelou aos delegados que patrocinem «a função educativa do desporto» e a formação dos atletas segundo padrões de «retidão, rigor moral e sentido de responsabilidade».

«A prática do desporto estimula uma sã superação de nós próprios e dos nossos egoísmos, gere o espírito de sacrifício, promove a fidelidade nas relações interpessoais, a amizade e o respeito pelas regras. A atividade desportiva caracteriza-se por unir e não dividir», concluiu.

Inserido em 24-11-2013 e visualizado 1554 vezes.
Utilizadores

User 

Pass 

Login automático
Recuperar password
ou mail de activação
Registar
Pesquisa
Links
Área dos Associados
Divulgue!
Inserir Documento
Contacte-nos!
Centro de Formação
Parcerias
Encontro Ibérico de Desporto
Mais parcerias »


 

(c) 2018 APPEFis

Entidade acreditada pelo
c
onselho científico-pedagógico da formação contínua
Registo: CCPFC/ENT-AP-0257/08